Como comprar uma casa financiada pela caixa?
01/08/2022 - Como comprar uma casa financiada pela caixa?
Muitos ficam em dúvida sobre como comprar uma casa financiada pela Caixa Econômica Federal. Pode parecer muito burocrático de início, mas esse processo é uma forma de garantir que tudo saia dentro do planejado, regularizado e que ambas as partes tenham sucesso no negócio.
Nesta matéria da Imobiliária Cássio Carniel Imóveis você pode se informar sobre como realizar o procedimento e qual a documentação que deve ter à mão antes de ir ao banco solicitar o financiamento, confira!
Casa financiada pela Caixa, você pode realizar seu sonho!
Os imóveis são o sonho de muita gente, quando alguém consegue fazer uma boa reserva, o primeiro pensamento que vem à mente é o investimento em imóveis. Eles são duráveis e além disso dá para ter uma boa rentabilidade seja no aluguel ou na venda devido sua valorização.
Mas para quem não tem certa quantidade para comprar sua casa própria, é necessário recorrer aos bancos como forma de financiamento. Por isso, para comprar uma casa financiada pela caixa é preciso entender como funciona o sistema de triagem e quem pode ou não realizar o financiamento. Assim, siga as 6 dicas da Cássio Carniel Imóveis para você financiar seu imóvel
6 dicas para financiar seu imóvel pela Caixa
Se você for adquirir um imóvel usado, terreno ou novo em construção, deve atentar-se a um conjunto de critérios que são adotados pelo serviço de habilitação da Caixa. Antes mesmo de dar entrada na documentação, é preciso entender as regras e taxas que são parâmetros relevantes de financiamento.
- a Caixa financia até 80% do imóvel para contratos do tipo SAC e até 70% para do tipo PRICE;
- o interessado pode gastar, no máximo, 30% da sua renda na parcela do imóvel;
- O prazo máximo de financiamento para contratos SAC é de 360 meses e no PRICE de 240 meses.
- o valor máximo de financiamento é de R$ 1,5 milhão para contratos SFH, não existindo limite para SFI;
- pode-se escolher diferentes métodos de aplicação da taxa de juros. São eles: de 8% a 9,75% (prefixado); de 6,50% a 8,50% + Taxa Referencial (TR) e de 2,95% a 4,95% + IPCA (taxa de inflação);
Antes de qualquer coisa para quem quer comprar uma casa financiada pela caixa, o primeiro passo é fazer uma simulação do crédito no site do banco. Preencher o formulário online é um meio de ter um bom direcionamento e parâmetro para escolha do financiamento desejado, categoria, valor estimado e localização.
Seja específico com a sua renda familiar, se tem ou não um imóvel próprio, se será mais de um comprador, e outras informações pertinentes para que o sistema do banco consiga identificar a situação do cliente.
2.Separe toda a documentação para o processo
Depois que você realizar a simulação é se houver a possibilidade de financiamento, separe todos os documentos para comprovar a sua situação e sua renda para o analista do banco, sendo necessário ter em mãos:
- CPF, RG ou CNH;
- comprovante de estado civil;
- comprovante de endereço;
- comprovante de rendimentos;
- extrato do FGTS;
- declaração do imposto de renda;
- carteira de trabalho.
Em caso de pessoa assalariada você precisará dos últimos holerites em mãos (pelo menos 3) juntamente com a carteira de trabalho. Empresários necessitarão de pró-labore e pessoas com renda informal o ideal é apresentar os extratos bancários,
3.Solicite uma análise de crédito
Com os documentos em mãos, agora é só ir a uma agência da Caixa para solicitar a análise de crédito, lembrando que se você já for correntista, irá facilitar o procedimento e desta forma é só ir à sua agência. Mas se não tem conta na caixa, escolha a agência que seja mais cômoda para você para dar continuidade em como comprar a sua casa financiada pela caixa.
4.Confirme se o imóvel escolhido é regularizado
Quando você tiver o crédito aprovado, terá que escolher o imóvel de acordo com o que foi disponibilizado de crédito. Uma dica importante nesta fase é procurar por imóveis que estejam regularizados e na área urbana. Pois mesmo com o crédito aprovado o banco pode não autorizar a compra do imóvel se o mesmo não estiver com alguma irregularidade.
5.Aguarde a avaliação técnica da Caixa
A Caixa tem o critério de análise do imóvel por parte de um departamento de engenharia, para garantir que não haja imprevistos futuros. Essa verificação é qualificada e realizada por engenheiros e pessoal para analisar a documentação enviada pelo vendedor. Posteriormente é emitido um laudo que e validação, onde o cliente pode acompanhar no site da Caixa Econômica Federal.
6.Assine o contrato de financiamento pela Caixa no Banco
Após todas as etapas serem aprovadas, chegou a grande hora de assinar o contrato de financiamento com o banco. Tanto o comprador quanto o vendedor do imóvel devem ir à agência para formalizarem o acordo. Depois de realizado o processo, o novo dono terá que registrar seu imóvel no Cartório de Registro de Imóveis local.
Dica da imobiliária Cassio Carniel Imóveis: Como utilizar seu FGTS no momento do financiamento?
O Fundo de Garantia pode ser realizado como parte do pagamento do valor das prestações (até 80% do valor das prestações de 12 meses seguidos), além de amortizar ou liquidar o saldo devedor.
Contudo, se você for comprar um imóvel em construção, o saldo FGTS pode ser aplicado como entrada de financiamento. Para usar esse recurso, o financiamento deve atender às condições listadas pelo Banco, então atente-se a esses documentos.
- cópia da CTPS;
- documento de identificação;
- comprovante de residência dos últimos 3 meses;
- extrato FGTS datado original (cópias não tem validade) carimbado pela agência Caixa;
- Declarações do DIRPF (imposto de renda pessoa física) e a última DIRPF do cônjuge em anexo;
- Declaração de sindicato em caso de trabalhador avulso.
Financiamento não aprovado! Saiba o que fazer
Se o seu financiamento não for aprovado, primeiramente é necessário entender os motivos que levaram a recusa. Dependendo do caso pode ser o valor baixo das parcelas, problemas com receita e outros. Ao identificá-los é importante corrigi-los e garantir que a próxima solicitação seja aprovada, 6 meses depois do primeiro período.
Cassio Carniel Imóveis: sua casa está aqui!
Como comprar uma casa financiada pela Caixa pode parecer burocrático, mas é um meio interessante de você adquirir um imóvel com segurança e que caiba dentro do seu orçamento. Para te ajudar na escolha do imóvel perfeito, conte com a Imobiliária Cássio Carniel Imóveis.
Somos uma imobiliária referência na cidade de Boituva com um abrangente catálogo de imóveis, desde apartamentos, lofts, kitnets, casas em condomínios, chácaras, terrenos em condomínios e outros. Entre em contato e surpreenda-se com o que nós podemos fazer por você.
Fonte: Renan Rugolo Ré